sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ato Pela Democracia Cultural.

Por Eric Costa e Silva

A Cidade de Presidente Prudente tem hoje a iniciação do Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente, motivo de festa a quem tem uma parte, neste prato cheio de extravagancias.
São muitas as questões que permeiam o horizonte enevoado da Cultura, a primeira delas é a própria possibilidade da cultura prudentina, com suas tradições e inovações, deixarem de receber os recursos do governo Federal, pois com a negativa de atribuir poder deliberativo ao conselho municipal de Cultura, a cidade e a sua cultura vivenciada podem perder a sua onda de ascensão, devido as novas dificuldades as destinações das verbas da União. Outro ponto que pretende-se colocar a luz da sociedade e ao próprio campo do mass media regional é que a Secretaria de Cultura de Presidente Prudente vem protelando o chamado do próprio Conselho de Cultura, sendo nesse caso, aquele posto na moldura da esfera consultiva.
Entre a esfera deliberativa e a esfera consultiva, no primeiro vaso está a aguá viva da noção primária de toda a democracia cultural, já no segundo vaso, as flores da consultividade são regadas com a pior aguá de reuso, aguá turva que pode embriagar toda a noção de cultura para a transformação.
O ato que ocorrerá hoje as portas do palácio das artes (Teatro César Cava), vem com intuito de democratizar a cultura e transformar o espaço vivido em linhas gerais, onde a sua população demográfica estabeleça uma noção de pertencimento e identidade da sua própria cultura. Venha participar deste ato e dali venha fazer a cultura de prudente ebulir em uma jarra de aguá limpa e democrática.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir